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Trabalhos Científicos

Compartilhe conhecimento e contribua com a classe contábil!

Com o tema central “CONTABILIDADE: CONTEMPORANEIDADE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE“, a XI CCP, como de costume,  recebeu Trabalhos Científicos para serem apresentados no evento. Todos os artigos submetidos foram avaliados pelos membros do Comitê Técnico/científico.

Confira a lista dos artigos aprovados, por ordem de submissão dos trabalhos e o cronograma de apresentações:

Também disponibilizamos a seguir, um template que deve ser utilizado nas apresentações:

Os trabalhos recebidos tinham que estar enquadrados nas abordagens propostas, sendo necessário estarem relacionados à Ciência Contábil, contribuir para o aprimoramento da Profissão Contábil, evidenciar o papel do profissional da contabilidade na contemporaneidade, ser inédito e contribuir para o avanço da Ciência Contábil.

Os três melhores trabalhos receberão uma premiação em dinheiro.

Clique nos botões abaixo para conferir o Regulamento e os templates exigidos.

Datas importantes

Período para submissão dos trabalhos:
01/07/2023 a 31/08/2023

Divulgação dos trabalhos aprovados:
20/09/2023

Dias do evento:
04 a 06/10/2023

Áreas temáticas

  • Contabilidade Financeira Ambiental.
  • Indicadores de ações de sustentabilidade.
  • Transparência das empresas na relação patrimônio x meio ambiente.
  • Benefícios da Contabilidade Ambiental.
  • Responsabilidade do profissional da contabilidade com o meio ambiente.
  • Ativos e Passivos Ambientais.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente.
  • Legislação aplicável à Contabilidade Ambiental.
  • Avaliação de Cursos.
  • Educação à Distância.
  • Formação Profissional.
  • Processo de Ensino-Aprendizagem.
  • Estruturas Curriculares e Conteúdo de Disciplinas.
  • Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem.
  • Metodologias, Modelos, Métodos, Técnicas e Instrumentos de Ensino.
  • Tópicos Contemporâneos em Educação e Pesquisa em Contabilidade.
  • Assurance (asseguração).
  • Auditoria interna e externa (independência, amostragem, controles e outros).
  • Educação profissional continuada do auditor independente e do perito-contador.
  • Mediação e arbitragem.
  • Normas internacionais de auditoria.
  • Perícia contábil.
  • Responsabilidade do auditor.
  • Responsabilidade do perito-contador.
  • Rodízio voluntário e compulsório da empresa de auditoria.
  • Prevenção e combate à corrupção.
  • Experiências de Implantação das Normas Aplicadas ao Setor Público.
  • Aplicação das Demonstrações Contábeis conforme exigências da Res 1185/09 do CFC.
  • Gestão Patrimonial.
  • Auditoria pública.
  • Gestão de recursos públicos.
  • Controladoria na gestão pública.
  • Indicadores de desempenho do Setor Público.
  • Sistemas de informação.
  • Informações de Custos e Qualidade do Gasto Público.
  • Lei da Responsabilidade Fiscal.
  • Prevenção e combate à corrupção.
  • Demonstrações Contábeis conforme exigências da ITG 2002(Res.CFC n.º 1.409/2012 e alterações) e demais normas contábeis aplicáveis.
  • Accuntability e Prestações de contas.
  • Isenção e imunidade tributárias: exigências legais aplicáveis.
  • Governança corporativa aplicada.
  • Renúncia fiscal como transferência indireta de recursos para fortalecimentos das Organizações da Sociedade Civil.
  • Captação de recursos(fundraising), desempenho e sustentabilidade.
  • Disclosure (divulgação) de informações à sociedade.
  • Demonstrações Contábeis.
  • Teoria da Contabilidade.
  • Normas Internacionais de Contabilidade Financeira.
  • Contabilidade Societária.
  • Contabilidade Tributária.
  • Informação contábil e o mercado de capitais.
  • Análise das demonstrações contábeis.
  • Tópicos Contemporâneos em Contabilidade para Usuários Externos.
  • Tópicos Contemporâneos da Contabilidade Socioambiental.
  • Gestão Estratégica de Custos.
  • Controladoria.
  • Balanced Scorecard.
  • Contabilidade Gerencial.
  • Tecnologia e Sistemas de Informação.
  • Planejamento e Controle Orçamentário.
  • Tópicos Contemporâneos para usuários internos.
  • Governança.

Perguntas frequentes

  • Os trabalhos deverão ser elaborados conforme Normas da APA e apresentados por Contabilistas inscritos e regulares com CRCs, de forma individual ou em conjunto: entre contabilistas; entre contabilistas e estudantes de graduação e pós-graduação em Contabilidade ou áreas afins; ou entre contabilistas e profissionais de outras áreas.
  • Trabalhos em conjunto deverão ter pelo menos 01 (um) Contabilista como o autor.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo 04 (quatro) autores (incluídos os coautores).
  • Sim. Cada trabalho selecionado para apresentação terá a obrigatoriedade da inscrição de pelo menos um de seus autores, sob pena de recusa do trabalho enviado.
  • Os trabalhos em conjunto deverão ter pelo menos 01 (um) Contabilista inscrito e regular em seu CRC de origem.
  • O limite de submissão é de no máximo 03 (três) trabalhos, seja como autor ou coautor.
  • 1º lugar – prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
  • 2º lugar – prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais);
  • 3º lugar – prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
  • Máximo de 15 minutos, sendo até 10 minutos para exposição pelo(s) autor(es) e até 5 minutos para debates com os membros da mesa e conclusão.
  • Não. Trabalhos enviados fora do período de 01 a 31 de agosto de 2023 não serão aceitos.

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Jamille Carla
Mestre em Administração, com linha de pesquisa em Gestão Organizacional, também possui experiência nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo, controladoria, sistema de informações contábeis e contabilidade atuarial. É Professora Adjunta com dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e atualmente exerceu lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo de sua carreira, Jamille Carla desempenhou o cargo de técnica de registro mercantil, onde realizou análise de processos de abertura, alterações e arquivamentos de balanços, além de Atas de reunião dos diversos tipos jurídicos. Doutoranda em Ciências Contábeis na UFPE, também atua como Conselheira da reserva extrativista Tracuateua-PA, nomeada pelo ICMBio. Além disso, é Vice-coordenadora do grupo de pesquisa ORCA - Observatório Realidade Contábil na Amazônia e participante do grupo de pesquisa Governança e Contabilidade no Setor Público.
Painel: Benefícios da Contabilidade Ambiental
Renata Gusmão de Luna
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, na área de Finanças Corporativas e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, em Finanças Corporativas. Professora Adjunta e Vice-diretora da Faculdade de ciências da Administração e do Direito da Universidade de Pernambuco - UPE, Professora de diversos curso de graduação e pós-graduação. Conselheira do CRCPE. Consultora. Membro da Associação Latino Americana de Ensino Superior. Possui experiência profissional como docente nas áreas de Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Governança Corporativa, Contabilidade, Contabilidade Gerencial, Custos, Gestão de Riscos, Compliance e gestão de empresas privadas. Também possui experiência em gestão acadêmica e administrativa de instituições de ensino superior e em coordenação de cursos de graduação e pós-graduação.
Membro do Comitê Técnico/científico
Vinícius Gomes Martins
Doutor e Mestre em Ciências Contábeis (UnB-UFPB-UFRN) e Graduado em Ciências Contábeis (UEPB). Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, atuando como professor na graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis e, atualmente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis PPGCC/UFPE. Editor Associado da Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (RePEC).
Membro do Comitê Técnico/científico
Joaquim Liberalquino
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, possui especialização em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Auditoria Pública pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, especialista em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco - UPE e Mestre em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor assistente da Universidade Federal de Pernambuco, Grupo de Educação a Distância do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, e já exerceu as funções de: professor da Escola de Administração Fazendária, membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Tem experiência na área de Administração, principalmente pública, atuando nos seguintes temas: Administração Pública, Orçamento Participativo, Orçamento público, Contabilidade Aplicada e Auditoria do Setor Público, Planejamento Estratégico e Situacional, Finanças Públicas e Planejamento Financeiro e Tributário. Também foi Auditor Tributário da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
Painel: Aspectos Contábeis e Jurídicos do Terceiro Setor
Rodrigo Vaz Bastos
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Administração Internacional de Empresas (MBA) pela Universidade Politécnica de Madri e em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza. Doutorando em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza. Tem experiência na área de Contabilidade e Administração.
Membro do Comitê Técnico/científico
Francisco Galvão
Graduado em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como professor de diversas faculdades. Foi Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio, Política Comercial, Integração Econômica. Atua em História da Contabilidade, Controladoria, Análise Financeira, Balanços e Avaliação de Empresas. É presidente da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis.
Coordenador Adjunto II
Afonso Farias
Especializado em Planejamento, Gestão e Políticas Públicas; Defesa, Política e Estratégias Militares; Interdisciplinaridade e Administração Socioambiental/Responsabilidade Social. Possui experiência executiva em Relações Internacionais e Defesa Nacional, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão. Graduado em Ciências da Logística, Ciências Contábeis e Bacharel em Administração. Pós-graduado em Mercadologia, Política e Estratégia, Economia de Defesa e Análise Econômica Internacional. É mestre em Administração (UnB) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB).
Coordenador Adjunto I
Cacilda Soares de Andrade
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Especialização em Contabilidade Empresarial pela UFPE e Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco. É professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Educação à Distância do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPE - NEaD/CCSA. É Líder do Grupo de Estudos de Tecnologias na Educação Contábil e Direitos Humanos - GETEC-DH. Também é integrante da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Atua nas áreas de pesquisa: Contabilidade Empresarial, Ensino de Contabilidade, Tecnologias Educacionais e Educação à Distância para Ciências Contábeis. Atuou como coordenadora do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis na modalidade de Educação a Distância da UFPE por dois mandatos. Foi coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UFPE na modalidade Presencial. Também esteve vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPE no biênio 2010/2011. Foi Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil na UFPE por dois mandatos.
Coordenadora Geral
João Eudes
É um renomado especialista na área da Contabilidade aplicada ao setor público. Possui um impressionante currículo acadêmico, incluindo um doutorado em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE Business School, mestrado em Ciências Contábeis pela FEA/USP e pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE. Além disso, possui graduações em Ciências Contábeis pela UFPE e em Engenharia Mecânica pela UPE. É Auditor de Controle Externo do TCE-PE e Professor Assistente da FUCAPE Business School. Ele também é autor de diversos artigos e livros renomados sobre Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.
Membro do Comitê Técnico/científico
Jamille Carla
Mestre em Administração, com linha de pesquisa em Gestão Organizacional, também possui experiência nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo, controladoria, sistema de informações contábeis e contabilidade atuarial. É Professora Adjunta com dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e atualmente exerceu lotação provisória na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo de sua carreira, Jamille Carla desempenhou o cargo de técnica de registro mercantil, onde realizou análise de processos de abertura, alterações e arquivamentos de balanços, além de Atas de reunião dos diversos tipos jurídicos. Doutoranda em Ciências Contábeis na UFPE, também atua como Conselheira da reserva extrativista Tracuateua-PA, nomeada pelo ICMBio. Além disso, é Vice-coordenadora do grupo de pesquisa ORCA - Observatório Realidade Contábil na Amazônia e participante do grupo de pesquisa Governança e Contabilidade no Setor Público.
Membro do Comitê Técnico/científico
Joaquim Liberalquino
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, possui especialização em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Auditoria Pública pela Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, especialista em Administração Financeira pela Universidade de Pernambuco - UPE e Mestre em Administração para o Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor assistente da Universidade Federal de Pernambuco, Grupo de Educação a Distância do CCSA da Universidade Federal de Pernambuco, e já exerceu as funções de: professor da Escola de Administração Fazendária, membro do Grupo Assessor do Conselho Federal de Contabilidade responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Tem experiência na área de Administração, principalmente pública, atuando nos seguintes temas: Administração Pública, Orçamento Participativo, Orçamento público, Contabilidade Aplicada e Auditoria do Setor Público, Planejamento Estratégico e Situacional, Finanças Públicas e Planejamento Financeiro e Tributário. Também foi Auditor Tributário da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
Membro do Comitê Técnico/científico
Eduardo Amorim
Contador, Especialista em Direito Tributário e Mestre em Gestão Pública. Atua como Auditor Fiscal na Assessoria Contábil do Tribunal Administrativo Tributário e é Professor na Universidade Católica de Pernambuco, além de lecionar em diversos cursos de pós-graduação na área de Contabilidade e Direito Tributário. Membro da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis e Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco. Possui vasta experiência na área contábil e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente de Administração e Finanças na entidade. Além disso, é reconhecido como Perito Contador em Processos Administrativo-tributários relacionados ao ICMS.
Mesa Redonda - Compartilhamento de informações financeiras entre entes fiscalizadores do ICMS (Conv. 166/2022) – Visão do Auditor, Advogado e Julgador.
Afonso Farias
Especializado em Planejamento, Gestão e Políticas Públicas; Defesa, Política e Estratégias Militares; Interdisciplinaridade e Administração Socioambiental/Responsabilidade Social. Possui experiência executiva em Relações Internacionais e Defesa Nacional, Meio Ambiente, Planejamento e Gestão. Graduado em Ciências da Logística, Ciências Contábeis e Bacharel em Administração. Pós-graduado em Mercadologia, Política e Estratégia, Economia de Defesa e Análise Econômica Internacional. É mestre em Administração (UnB) e Doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB).
Painel: Contabilidade e Regras Fiscais
Valdir Amorim
Coordenador de Impostos do Editorial-Tributário da IOB. Tributarista, Contabilista com MBA em Direito Tributário, Pós-Graduação em Auditoria, Controladoria, Finanças e Contabilidade. Mestrado em Administração de Empresas e Contabilidade. Professor Universitário e de Ensino Profissionalizante.  Autor de Livros e Artigos Acadêmicos e Profissionais. Conferencista, Palestrante e Mediador de Eventos no Brasil e Exterior. Ex-Membro do American Institute of Certified Public Accountantes – AICPA. Especialista em Tributos Diretos e Indiretos, Legislação Contábil, Societária, Empresarial, Civil e Comercial.
Painel: Holding Familiar e Eficiência Tributária no Planejamento Sucessório
Paulo Cezar
Cientista Contábil, mestre em Ciências Contábeis e em Ciências Administrativas, especialista em contabilidade e finanças, graduado em Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Professor universitário há 40 anos, Professor da Universidade Federal de Pernambuco há 20 anos. Professor das cadeiras de Perícia Contábil e Análise das Demonstrações Contábeis da UFPE. Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu da UFPE. Registrado nos seguintes órgãos de classe: OAB-PE, CRCPE, CRA-PE. Ex-Presidente da APJEP – Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Pernambuco. Conselheiro do CRCPE. Membro da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Registrado no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis junto ao CNJ. Consultor e Perito, com mais de 30 anos de experiência em trabalhos desta natureza. Conciliador, Mediador e Árbitro Extrajudicial. Perito em Expressões Faciais e Corporais e Perito em Grafoscopia.
Palestra: Justiça gratuita e honorários periciais
Sandra Batista
Perita Contábil, Sócia da Primazia Academia de Perícia e Expressão Contábil Associados e Diretora de Desenvolvimento Científico Profissional. Especialista em Direito Tributário, em Gestão de Entidades de Interesse Social e em Recuperação Judicial, Falência e Gestão Judicial.
Palestra: Sustentabilidade da contestação pericial: O jogo jogado na prática. Poder da persuasão, argumentação técnica, respeito e ética na convicção do magistrado
Gleidson Ferreira
Graduado em Ciências Contábeis pela UFPE, Pós-Graduado em Auditoria Fiscal e Perícia Contábil pela UFPE, Mestre em Controladoria pela UFRPE. Perito Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Perito Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco. Calculista da Procuradoria da Fazenda Municipal do Recife. Professor de Graduação e Pós-Graduação. Instrutor de Cursos do CRC-PE e da APJEP. Membro da Comissão de Perícia Contábil do CRC-PE. Diretor Técnico da APJEP.
Palestra: Justiça gratuita e honorários periciais
Edgar Madruga
Administrador de Empresas. Pós-Graduado em Informática Pericial pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação - IPOG. Auditor Fiscal de Tributos Estaduais do Estado de Goiás. Professor especialista no Sistema Público de Escrituração Digital - SPED e seus subprojetos, em Impostos Indiretos e Auditorias Tributárias Digitais. Coautor do livro SPED e Sistemas de Informação e do livro Contabilidade e Gestão de Tributos.
Palestra: Modelagem de Serviços Contábeis e Tributários pós Reforma
Fábio de Oliveira Lima
Contador, Advogado e Administrador de Empresas. Atua nas áreas Tributária, Empresarial, Auditoria Contábil e Consultoria Fiscal. Atualmente é Conselheiro e Vice-presidente da Câmara Técnica do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE). Também é Diretor Jurídico do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (SESCAP-PE).
Mesa Redonda: Compartilhamento de informações financeiras entre entes fiscalizadores do ICMS (Conv. 166/2022) – Visão do Auditor, Advogado e Julgador
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